Transparência    Ouvidoria    Acesso à Informação    Diário Oficial    Portal do Governo de Brasília  
   
BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
INICIAL    DESTAQUES    TEMÁTICAS    PRIORIDADES    INICIATIVAS    POR ÓRGÃO   MAPA ESTRATÉGICO
DETALHAMENTO
 
Educação 78.46% das prioridades  executadas ou em execução
56.92 % EXECUTADAS
 
21.53 % EM EXECUÇÃO
 
21.53 % NÃO EXECUTADAS
PROGRAMA PRIORIDADE SITUAÇÃO
1 Ampliação da cobertura Construção sustentável de creches e de centros de educação infantil (0 a 5 anos), com prioridade para Regiões Administrativas de mais baixa renda.
2 Ampliação da cobertura Ampliação de convênios com entidades filantrópicas, oferecendo acompanhamento técnico-pedagógico, apoio operacional e fiscalização das entidades.
3 Ampliação da cobertura Construção sustentável de escolas de ensino médio, com prioridade para as regiões de mais baixa renda.
4 Ampliação da cobertura Criação de faculdades distritais para atendimento da demanda em áreas estratégicas do conhecimento
5 Ampliação da cobertura Construção sustentável de escolas profissionalizantes, em locais estratégicos e com currículos voltados para o mercado de trabalho
6 Ampliação da cobertura Expansão da oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia, saúde, artes e serviços, para jovens e adultos
7 Ampliação da cobertura Formação de parcerias com o setor não governamental para ampliar a qualificação profissional (formas de financiamento, ensino e inserção no mercado, via estágios e programas de aprendiz).
8 Ampliação da cobertura Construção de Escola de Referência da Saúde, em Ceilândia.
9 Ampliação da cobertura Manutenção e apoio às escolas especiais de Brasília, e ampliação de escolas inclusivas
10 Ampliação da cobertura Ampliação de estratégias de identificação e do atendimento de alunos com altas habilidades/ superdotação, com qualificação de professores e envolvimento das famílias.
11 Ampliação da cobertura Ampliação da oferta, em turno noturno, do Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente para viabilizar o acesso do jovem trabalhador à educação formal.
12 Ampliação da cobertura 25% das matrículas de educação de jovens e adultos e idosos na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio, em consonância com as propostas do Plano Nacional de Educação.
13 Ampliação da cobertura Implantação de projeto para envolvimento de familiares e da comunidade na formação e na inserção econômica dos educandos.
14 Ampliação da cobertura Criação de mecanismos de atração dos jovens que cumprem medidas socioeducativas fora da unidade para as escolas, visto que apenas os que estão presos são obrigados a frequentá-la.
15 Educação Integral em tempo integral Reforma e adaptação de escolas para atender às necessidades da educação integral em tempo integral, com o objetivo de universalizá-la em Brasília.
16 Educação Integral em tempo integral Contratação e qualificação de professores para todos os níveis de ensino.
17 Educação Integral em tempo integral Flexibilização, integração e adaptação curricular.
18 Educação Integral em tempo integral Realização de parcerias com a comunidade e com o setor não governamental para a expansão de atividades nas escolas
19 Educação Integral em tempo integral Criação de círculos de debates sobre arte e cultura, bem como recriação dos cineclubes e iniciativas ligadas à cultura.
20 Educação Integral em tempo integral Contratação de pessoas da comunidade para oferecer atividades complementares.
21 Educação Integral em tempo integral Criação de um processo de acompanhamento permanente do aluno com baixo desempenho.
22 Aprender mais Retorno da Poupança Escola para os estudantes de Ensino Médio.
23 Aprender mais Criação do programa de intercâmbio internacional de seis meses para estudantes de Ensino Médio.
24 Aprender mais Oferta de ensino médio noturno com currículo flexível baseado no sistema de créditos
25 Aprender mais Uso de novas tecnologias para disseminação de informação e práticas
26 Aprender mais Distribuição de tablets a todos os alunos de Ensino Médio das escolas públicas.
27 Aprender mais Capacitação de professores para a transição entre os anos iniciais e os anos finais, e criação de incentivos para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental.
28 Aprender mais Criação de mecanismos de proatividade da escola, para busca do aluno que evade
29 Aprender mais Implantação do Custo Aluno Qualidade - DF, seguindo orientações do CNE
30 Aprender mais Adoção de currículos flexíveis, especialmente nos ensinos médio e profissionalizante.
31 Aprender mais Adequação de currículos para introduzir educação ambiental, educação para a diversidade, cultura da paz e cidadania, especialmente, nesta última, no que diz respeito a direitos e garantias constitucionais
32 Aprender mais Fortalecimento da educação científica, mediante Programa de Educação Científica na Educação Básica de Brasília, vinculado à FAPDF e em parceria com a CAPES, o CNPq e a SBPC.
33 Aprender mais Reforço de conteúdos e habilidades básicas em Matemática e Língua Portuguesa, especialmente em raciocínio lógico e interpretação e produção de textos.
34 Aprender mais Redução do tamanho de turmas.
35 Aprender mais Articulação das ações da saúde e assistência social nas escolas.
36 Aprender mais Apoio a projetos pedagógicos alinhados com as necessidades dos alunos e comunidades.
37 Aprender mais Integração entre salas de aula e bibliotecas, transformando o bibliotecário em “agitador cultural”.
38 Aprender mais Envolvimento dos pais e da comunidade no desenvolvimento das atividades escolares.
39 Aprender mais Abertura das escolas para a comunidade fora dos horários de aulas, como espaços culturais, desportivos e de lazer.
40 Aprender mais Reforma, adequação e complementação de escolas para acessibilidade.
41 Aprender mais Adequação e complementação das escolas com quadras de esportes, auditórios, bibliotecas, laboratórios de ciências, línguas e artes.
42 Aprender mais Melhora da oferta de transporte escolar.
43 Aprender mais Produção de materiais pedagógicos da Educação Básica que promovam o diálogo, a cooperação e o respeito às diferenças, a igualdade de direitos, sem discriminações por motivo de credo, orientação sexual, identidade de gênero, de raça e etnia, a inclusão das pessoas com deficiência, a educação ambiental, a sustentabilidade e a qualidade de vida
44 Aprender mais Criação de clubes de interesse e olimpíadas em cada Região Administrativa, com premiação dos melhores alunos.
45 Aprender mais Estímulo à participação em olimpíadas regionais e nacionais de conhecimento.
46 Aprender mais Criação de plataforma de educação à distância com vídeo-aulas para reforço escolar e preparação para vestibular e concursos públicos.
47 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Elaboração, com a participação dos profissionais e dos trabalhadores da educação, de planos de carreira e salários, com foco na melhoria da qualidade do ensino.
48 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Plano de formação inicial e continuada de professores para todos os níveis e modalidades de ensino, a partir de uma qualificação que contemple competência gerencial, técnicas de ensino, uso de novas tecnologias e construção de valores.
49 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Capacitação dos professores de Ensino Médio nos exames nacionais e ingresso no Ensino Superior.
50 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Capacitação dos professores e gestores escolares no combate ao preconceito e a quaisquer formas de e discriminação
51 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Cursos de formação superior em Educação ofertados pela Secretaria de Educação (a exemplo dos cursos na área de saúde oferecidos pela FEPECS), de modo a implantar, paulatinamente, a Universidade do Distrito Federal
52 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Criação de critério de cotas ou pontuação extra nos concursos públicos de professores para os alunos com bom desempenho na Escola Superior
53 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Contratação de professores e recomposição e capacitação das equipes administrativas.
54 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Garantia de acesso a tecnologias e conteúdos que promovam o desenvolvimento dos corpos docente e discente.
55 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Promoção de ações junto à sociedade que aumentem a autoestima, a motivação e o respeito aos professores.
56 Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação Criação de mecanismos de retenção de professores nas Regiões Administrativas, especialmente as mais carentes e distantes
57 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Plano Diretor de Educação para os próximos 20 anos, ligado à Lei Orgânica do Distrito Federal.
58 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Ampliação da descentralização financeira dos recursos para as escolas, com controle social exercido por meio de transparência de contas e acompanhamento por associações de pais e mestres.
59 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Liberação do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) dentro de períodos pré-estabelecidos e de forma transparente.
60 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Reorganização dos conselhos escolares de forma a consolidá-los e fortalecê-los, inclusive oferecendo capacitação dos seus membros
61 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Resgate do papel das equipes técnico-pedagógicas das regionais de ensino, para auxílio técnico-pedagógico e disseminação de boas práticas.
62 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Criação de um sistema próprio de avaliação das escolas, e de monitoramento por metas pelos órgãos regionais e centrais de administração da educação pública do Distrito Federal
63 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Aumento das gratificações de cargos de gestão dentro da escola, de forma a atrair mais profissionais para as funções.
64 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Articulação de ações com a área de segurança pública visando reduzir a violência nas escolas.
65 Modelo de gestão e avaliação de desempenho Integração da escola com atores econômicos locais.
66 Mais por Brasília
 

 
 
 
SOBRE BRASÍLIA TRANSPARÊNCIA TURISMO
SOBRE O GOVERNO OUVIDORIA CARTA DE SERVIÇOS
CIDADÃO ACESSO À INFORMAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES
NEGÓCIOS COMUNICAR ERROS FALE COM O GOVERNO
SERVIDOR ACESSIBILIDADE  
GOVERNO DE BRASÍLIA

Todos os direitos Reservados ©
Palácio do Buriti, Praça do Buriti Brasília - DF
CEP 70075-900.
     
 
POTAL DE BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
VERSÃO 1.0