Transparência    Ouvidoria    Acesso à Informação    Diário Oficial    Portal do Governo de Brasília  
   
BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
INICIAL    DESTAQUES    TEMÁTICAS    PRIORIDADES    INICIATIVAS    POR ÓRGÃO   MAPA ESTRATÉGICO
DETALHAMENTO
 
Desenvolvimento e Sustentabilidade 82.81% das prioridades  executadas ou em execução
31.25 % EXECUTADAS
 
51.56 % EM EXECUÇÃO
 
17.18 % NÃO EXECUTADAS
PROGRAMA PRIORIDADE SITUAÇÃO
1 Ambiente de negócio para as empresas Desburocratização com transparência
2 Ambiente de negócio para as empresas Foco na competitividade.
3 Ambiente de negócio para as empresas Expansão da capacidade dos postos de atendimento integrado, para tornar mais rápida a abertura e o fechamento de empresas, a concessão de alvarás e a regularização de pendências.
4 Ambiente de negócio para as empresas Criação de um Portal do Empreendedor, que reúna informações sobre o funcionamento de empresas em Brasília, com um sistema de acompanhamento online da tramitação dos processos de concessão de alvarás, abertura e fechamento de empresas.
5 Ambiente de negócio para as empresas Expansão do crédito ao setor produtivo com foco em micro, pequenas e médias empresas, e naquelas voltadas ao desenvolvimento da sustentabilidade.
6 Ambiente de negócio para as empresas Instituição de linhas de financiamento no BRB para modelagem de franquias “de Brasília” e para instalação de novas unidades de franquia em Brasília.
7 Ambiente de negócio para as empresas Incrementar a promoção de Brasília e a captação de investimentos.
8 Trabalho inovador Programa-piloto de teletrabalho, com a criação de centros de teletrabalho, e reescalonamento dos horários de trabalho no âmbito do GDF
9 Trabalho inovador Integração de ações da Agência do Trabalhador para atuar em frentes distintas, online e offline: intermediação de vagas de emprego entre empresas e cidadãos.
10 Trabalho inovador Integração de ações da Agência do Trabalhador para atuar em frentes distintas, online e offline: capacitação para empreendedorismo melhoria da empregabilidade de jovens e adultos (inclusive primeiro emprego), reeducandos e pessoas com deficiência, incluindo cursos para vocações locais e outros
11 Trabalho inovador Integração de ações da Agência do Trabalhador para atuar em frentes distintas, online e offline: cursos gratuitos de capacitação de adultos desempregados sem nível fundamental, incluindo bolsa auxílio e auxílio transporte.
12 Trabalho inovador Integração de ações da Agência do Trabalhador para atuar em frentes distintas, online e offline: cursos de capacitação em gestão de pequenos negócios modelo escola do empreendedor ligando a participação nos cursos à liberação do acesso ao microcrédito.
13 Trabalho inovador Fortalecimento e expansão da economia solidária, do cooperativismo e da oferta de microcrédito.
14 Trabalho inovador Atração de novos empreendimentos intensivos em trabalho e em conhecimento para Brasília.
15 Trabalho inovador Oferecimento de oportunidades de prestação de serviço e obtenção de qualificação e renda para a população desempregada e em situação de vulnerabilidade social.
16 Trabalho inovador Programa de reinserção social de egressos do sistema prisional por meio de intermediação de mão de obra, capacitação, contratação para serviços gerais por empresas terceirizadas do GDF, entre outras.
17 Trabalho inovador Disponibilização de laudo médico, avaliação psicoprofissional e orientação para mercado de trabalho para pessoas com deficiência.
18 Trabalho inovador Programa Jovem Empreendedor, com ampliação da oferta de capacitação técnica, criação de Empresas Juniores ligadas às escolas de Brasília e mecanismos de incentivo ao empreendedorismo jovem, como a criação de linha de crédito específica, com taxas e procedimentos diferenciados.
19 Internet gratuita em locais públicos Acesso gratuito à internet sem fio em diferentes locais públicos de Brasília
20 Internet gratuita em locais públicos Acesso aos serviços de Governo Eletrônico sem custos para a população.
21 Internet gratuita em locais públicos Acesso direto do governo à população, através de cadastro integrado, o que permitirá a integração com os serviços públicos de governo eletrônico disponíveis para o cidadão na educação, saúde, assistência social, entre outras.
22 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Asfaltamento e manutenção de estradas vicinais em Brasília para escoar a produção agropecuária.
23 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Implementação da Lei 12.024/2009, viabilizando a titulação direta das áreas rurais de Brasília
24 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Ampliação da aquisição direta do produtor para abastecimento de escolas, creches, hospitais, quartéis e unidades do sistema carcerário.
25 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Valorização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER) e de seus servidores, por meio da ampliação dos quadros funcionais, articulando suas ações com suas congêneres da RIDE.
26 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Expansão competitiva da base industrial no setor agropecuário, agroecológico e agroextrativista.
27 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Política permanente de apoio ao seguro rural e sua ampliação para sistemas agroflorestais.
28 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Projeto de uso e ocupação do solo baseado no Zoneamento Ecológico Econômico de Brasília, em articulação com a RIDE.
29 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Ampliação e dinamização de Câmaras Setoriais e prospecção de novas culturas pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional e EMATER, devidamente articulados com o Governo Federal e instituições de pesquisa e desenvolvimento.
30 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Apoio à criação e uso de selo/certificação de produtos agropecuários, agroecológicos e florestais de Brasília.
31 Fortalecimento da produção de alimentos e matérias primas e do uso sustentável dos recursos naturais Destinação de espaço dedicado à comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos na Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA), em entrepostos e à realização de feiras de produtores para estimular o consumo local.
32 Turismo e Brasília Utilização do turismo como elemento integrador de diferentes políticas públicas para o desenvolvimento de Brasília.
33 Turismo e Brasília Criação de um plano estratégico de desenvolvimento integrado do turismo, incluindo destinos, agenda e roteiros, inclusive turismo cívico.
34 Turismo e Brasília Implantação do Projeto Orla
35 Turismo e Brasília Implantação de infraestrutura adequada nas praias do Lago Paranoá, conforme zoneamento elaborado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá.
36 Turismo e Brasília Oferta de capacitação profissional nas atividades relacionadas ao turismo.
37 Turismo e Brasília Articulação com as diferentes áreas do governo buscando transformar Brasília em um destino com áreas urbanas revitalizadas, polos de alta tecnologia, arte, cultura e economia criativa a serem visitados, além de áreas rurais bem estruturadas para o turismo.
38 Turismo e Brasília Criação do mapa turístico expandido de Brasília, da RIDE e região CentroOeste.
39 Turismo e Brasília Incentivo a novos equipamentos para o turismo de eventos, conjugado com circuitos de turismo de fim de semana
40 Turismo e Brasília Destinação de parte da verba de publicidade para a promoção de Brasília, em âmbito nacional e internacional, como destino turístico.
41 Turismo e Brasília Fortalecimento do Conselho de Turismo (Condetur).
42 Turismo e Brasília Construção de um grande centro de exposições e comercialização de artesanato.
43 Turismo e Brasília Estímulo ao turismo receptivo.
44 Turismo e Brasília Criação de roteiros para o turista em trânsito em Brasília, articulados às facilidades de mobilidade entre equipamentos e corredores culturais, pontos de eventos e atrações turísticas.
45 Turismo e Brasília Articulação de uma agenda de eventos de esportes aquáticos no Lago Paranoá.
46 Turismo e Brasília Criação do Plano de Festas Regionais, com aproveitamento da dimensão religiosa e do turismo rural e ecológico em todas as cidades de Brasília.
47 Turismo e Brasília Adequação do sistema de transporte público às necessidades do turismo, inclusive com a instalação de sinalização turística adequada em todas as cidades de Brasília.
48 Indústria Estabelecimento de diálogo permanente com entidades de classe, federação das indústrias e sociedade.
49 Indústria Política industrial voltada para a sustentabilidade e expansão competitiva da base industrial e do parque instalado, especialmente no setor de alta tecnologia e economia criativa.
50 Indústria Instituição de linha de crédito especial para financiamento de atividades industriais limpas e cadeias sustentáveis.
51 Indústria Plano de desenvolvimento industrial de Brasília e suas regiões administrativas
52 Indústria Operacionalização de postos de fiscalização da Receita Distrital em todas as entradas e saídas de Brasília, visando valorizar o comércio e a indústria local.
53 Comércio e serviços Redução do tempo de aprovação de projetos construtivos, concessão de alvarás e emissão do habite-se.
54 Comércio e serviços Articulação para que a Junta Comercial passe a funcionar sob a jurisdição do Distrito Federal, possibilitando uma maior integração de processos e maior agilidade no atendimento às demandas do empreendedor.
55 Comércio e serviços Estímulo ao desenvolvimento de empresas de Brasilia por meio do estabelecimento de preferência nas compras governamentais para empresas locais.
56 Comércio e serviços Revisão da carga tributária de Brasília para criação de um ambiente favorável aos investimentos, ao aumento da competitividade, à sustentabilidade e à geração de emprego e renda.
57 Polo de desenvolvimento e vocações Arranjos Produtivos Locais de maior potencial econômico em Brasília devidamente identificados e mapeados, com planos de ação para o seu desenvolvimento.
58 Polo de desenvolvimento e vocações Apoio técnico-institucional às prefeituras da RIDE para articulação dos APL e pólos tecnológicos de Brasília.
59 Polo de desenvolvimento e vocações Revisão e efetiva implantação do PRÓ-DF, para descentralizar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.
60 Polo de desenvolvimento e vocações Estímulo à geração e à difusão de conhecimento em Brasília, por meio do efetivo funcionamento do Parque Tecnológico Capital Digital
61 Polo de desenvolvimento e vocações Implantação do Parque tecnológico de biotecnologia.
62 Polo de desenvolvimento e vocações Aumento da geração de patentes e direitos de autor em Brasília.
63 Polo de desenvolvimento e vocações Criação do banco de talentos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
64 Polo de desenvolvimento e vocações Implantação de infraestrutura definitiva em polos de desenvolvimento regionais.
65 Mais por Brasília
 

 
 
 
SOBRE BRASÍLIA TRANSPARÊNCIA TURISMO
SOBRE O GOVERNO OUVIDORIA CARTA DE SERVIÇOS
CIDADÃO ACESSO À INFORMAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES
NEGÓCIOS COMUNICAR ERROS FALE COM O GOVERNO
SERVIDOR ACESSIBILIDADE  
GOVERNO DE BRASÍLIA

Todos os direitos Reservados ©
Palácio do Buriti, Praça do Buriti Brasília - DF
CEP 70075-900.
     
 
POTAL DE BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
VERSÃO 1.0