Transparência    Ouvidoria    Acesso à Informação    Diário Oficial    Portal do Governo de Brasília  
   
BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
INICIAL    DESTAQUES    TEMÁTICAS    PRIORIDADES    INICIATIVAS    POR ÓRGÃO   MAPA ESTRATÉGICO
Programa: Valorização, qualificação e adequação do quadro de profissionais e trabalhadores da educação
 
Prioridade: Promoção de ações junto à sociedade que aumentem a autoestima, a motivação e o respeito aos professores.
INICIATIVA STATUS ARQUIVOS
CONTATO
Instituída, em outubro/2015, a Diretoria de Acompanhamento e Apoio ao Servidor - Diser, unidade orgânica da Coordenação de Gestão de Pessoas, da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação. Compete à Diser realizar estudos e formular planos, programas e projetos referentes à promoção de qualidade de vida no trabalho e à valorização do servidor da secretaria. A área é responsável pela estruturação do Programa DE BEM, que abrange ações e projetos acerca do assunto, entre eles:
  • Mediação de Conflitos
  • Projeto SER-VIR
  • Projeto Anuário Estatístico da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação
  • Ciclo de palestras
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

ouvidoria@se.df.gov.br;
Implementadas, em 2016, ações de mediação de conflitos, deixando de ser ação de caráter correcional e oportunizando ao servidor encontros para o gerenciamento dos aspectos emocionais, no âmbito laboral, com vistas a facilitar a resolução dos conflitos, propiciar a melhoria das relações, no ambiente de trabalho e, a promoção de saúde integral dos profissionais da educação.

No período 2016 a outubro/2018, foram registradas 347 demandas de mediação de conflitos das quais 142 resultaram em mesa de mediação e, dessas 135 foram positivas, representando 95% de sucesso nas soluções em mesa de mediações de conflitos realizado.
O restante foi encaminhado da seguinte forma:
  • Acolhimento ao servidor: 85
  • Encaminhamentos à corregedoria (motivados pela não voluntariedade das partes envolvidas): 52
  • Encaminhamentos à corregedoria: 22

  • Acrescenta-se que em 2018 foram realizados dois Encontros de Práticas de Mediação, no âmbito desta Secretaria de Educação do Distrito Federal:
  • Em junho/2018, o encontro teve como objetivo dialogar com gestores das instituições escolares sobre a "Atuação do Gestor nos Conflitos Escolares", com participação de 54 servidores.
  • Em novembro/2018, foi ofertado o tema "Um novo olhar para o conflito" e 78 servidores participaram.
  • Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Implementado o Projeto SER-VIR, em 2017, na Escola Parque Anísio Teixeira (QNM 27 em Ceilândia), com oferta gratuita de 120 vagas para atividades físicas, culturais e artísticas aos servidores da Secretaria de Educação:
    • Jiu-Jitsu
    • Violão
    • Condicionamento físico
    • Canto
    • Tênis de quadra
    • Voleibol
    Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Firmada, em 2017, parceria com a Subsecretaria de Saúde - Subsaude/Seplag no fomento dos programas de preparação para a aposentadoria e saúde mental materna. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Iniciada parceria com o Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, em 2016, para realização de coleta de dados, como parte integrante da pesquisa sobre absenteísmo, presenteísmo, síndrome de burnout, liderança ética e estratégias de enfrentamento em professores, com elaboração de normativo que institua política de qualidade de vida no trabalho.

    Realizada pesquisa online em abril/2018, em que 6.037 servidores responderam à Pesquisa "Saúde no Trabalho: a perspectiva do servidor da SEEDF". A análise e interpretação dos dados, em parceria com o Centro Universitário de Brasília / UniCeub, subsidiou a elaboração do normativo que regulamentou a política de qualidade de vida no trabalho de servidores e demais agentes públicos.
    Publicada a Portaria nº 287, de 26 de setembro de 2018 (link aqui), que orientou a elaboração do Caderno de Ações com propostas a serem implementadas a curto, médio e longo prazo.

    Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Realizadas, em 2017, atividades voltadas a valorização e reconhecimento da servidora da Secretaria de Educação, no mês da mulher com o tema: Mulheres Educadoras. Foram abordados temas como mulheres inspiradoras, saúde da servidora com deficiência, igualdade racial e violência contra a mulher, além de exposição de trabalhos artísticos e culturais dos servidores e a realização de oficinas de cantoterapia. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Realizado, em 2016, o I Colóquio com Instituições de Ensino Superior do DF e Entorno para refletir acerca da aproximação entre os cursos de licenciatura e a dinâmica de funcionamento da rede pública de ensino.

    Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Veiculada, em 2017, campanha publicitária de volta às aulas, nos meios de comunicação com maior audiência em Brasília, ressaltando o êxito dos estudantes, professores e responsáveis pelo ingresso na Universidade de Brasília - UnB, instituição pública aberta às principais demandas de Brasília e do mundo. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Implementada a política de reintegração e valorização da atuação dos professores readaptados por meio da publicação das Portarias nº 12, de 13/01/2017 e 13, de 17/01/2017. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Realizado, no período de 02 a 31/10/2017, o primeiro evento Mês do Servidor, com o slogan #SOUEDUCADOR, com diversas atividades voltadas para a valorização do servidor, abrangendo como público alvo todos os profissionais da educação, com abordagem de temas voltados a qualidade de vida no trabalho, cuidados com a saúde do servidor, além de exposição de trabalhos artísticos e culturais dos servidores e a primeira caminhada do educador. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
    Realizadas, em 2017, quatro palestras intituladas Educação Financeira para a Vida, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos - Cejusc/TJDFT, visando enfrentar o endividamento dos servidores da Secretaria de Educação, bem como capacitar o educador enquanto agente formador de opinião social. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

    EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

    ouvidoria@se.df.gov.br;
     
    
     
     
     
    SOBRE BRASÍLIA TRANSPARÊNCIA TURISMO
    SOBRE O GOVERNO OUVIDORIA CARTA DE SERVIÇOS
    CIDADÃO ACESSO À INFORMAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES
    NEGÓCIOS COMUNICAR ERROS FALE COM O GOVERNO
    SERVIDOR ACESSIBILIDADE  
    GOVERNO DE BRASÍLIA

    Todos os direitos Reservados ©
    Palácio do Buriti, Praça do Buriti Brasília - DF
    CEP 70075-900.
         
     
    POTAL DE BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
    VERSÃO 1.0