Transparência    Ouvidoria    Acesso à Informação    Diário Oficial    Portal do Governo de Brasília  
   
BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
INICIAL    DESTAQUES    TEMÁTICAS    PRIORIDADES    INICIATIVAS    POR ÓRGÃO   MAPA ESTRATÉGICO
SAÚDE
Programa: Valorização e qualificação do quadro de profissionais de saúde
 
Prioridade: Apoio e fortalecimento dos cursos técnicos, de graduação e de pós-gradução e dos programas de extensão e residência oferecidos pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).
INICIATIVA STATUS ARQUIVOS
CONTATO
Ampliadas as vagas de residência médica e em área profissional de saúde - APS:
  • Residência em APS
  1. 2016: 416
  2. 2017: 490
  3. 2018*: 539
  • Ampliação de vagas em residência médica
  1. 2016: 867
  2. 2017: 901
  3. 2018*: 1.032 (previsão)
Processo seletivo concluído em 31/03/2018; resultados divulgados e residentes convocados.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Criados os seguintes programas de residência médica em rede:

2016
  1. Anestesiologia (12 vagas)
  2. Cirurgia Geral (8 vagas )
  3. Psiquiatria da Infância (2 vagas)
  4. Medicina do Trabalho (4 vagas)
  5. Medicina Paliativa (2 vagas)
  6. Medicina de Família e Comunidade (48 vagas)
2017

Criados três novos programas de residência médica em rede em 2018:
  1. Clínica Médica (8 vagas)
  2. Medicina Física e Reabilitação (4 vagas)
  3. Medicina de Emergência (12 vagas)
  4. Medicina de Família e Comunidade (60 vagas).
Concluído Criados os seguintes programas de residência médica em rede:
<p></p>
2016
<ol>
    <li>Anestesiologia (12 vagas)</li> 
    <li>Cirurgia Geral (8 vagas )</li> 
    <li>Psiquiatria da Infância (2 vagas)</li> 
    <li>Medicina do Trabalho (4 vagas)</li>
    <li>Medicina Paliativa (2 vagas)</li> 
    <li>Medicina de Família e Comunidade (48 vagas)</li> 
</ol>
2017
<p></p>Criados três novos programas de residência médica em rede em 2018:
<ol>
    <li>Clínica Médica (8 vagas)</li>
    <li>Medicina Física e Reabilitação (4 vagas)</li>
    <li>Medicina de Emergência (12 vagas)</li>
    <li>Medicina de Família e Comunidade (60 vagas).</li>
</ol>
SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ofertados, regularmente, pela Escola Técnica de Saúde do DF, cursos técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal e Análise Clínica, com 40 vagas anuais para cada.
  • Abertos à comunidade mediante processo seletivo, permitem a preparação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho em saúde, tanto público quanto privado.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ofertado, a partir de 2016, doutorado interinstitucional na área de Avaliação Medicina II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, com 25 vagas para docentes, pesquisadores, preceptores de graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS e de residência da Secretaria de Saúde.

Desenvolvido em parceria com o programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasilia - UNB, instituição promotora, tem por objetivo a consolidação da pesquisa em programas de pós-graduação institucional, bem como a viabilização da oferta futura de doutorado próprio pela instituição receptora, a ESCS/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ofertado o mestrado profissional em Saúde da Família, a partir de 2016, com 200 vagas para todo o país, 11 das quais certificadas pela Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs.

O ProfSaúde é um curso na área de saúde coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, proposta pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco e integrada por instituições de ensino superior e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ofertado em 2016, com conclusão em 2017, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, curso de Especialização em Ensino na Saúde, com 18 vagas para docentes e preceptores de graduação e residência na área de avaliação em saúde coletiva - no âmbito do convênio entre a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs e o Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva - Cepesc. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ofertado em 2016, com conclusão em 2017, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no âmbito de convenio com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde ESCS/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs e o Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva - Cepesc, o mestrado profissional em Gestão de Sistemas de Saúde. Trata-se de um curso na área de avaliação de saúde coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, com 18 vagas para docentes e preceptores de graduação e residência. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Reativado, em 2017, o curso de especialização técnica na área de Saúde da Família, com planejamento de oferta anual regular. São 40 vagas exclusivas para servidores da Secretaria de Saúde - técnicos em Saúde Bucal e em Enfermagem. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ofertado, com a primeira turma iniciada em 2017, o mestrado acadêmico em Ciências da Saúde. Trata-se de curso novo, na área de Avaliação Medica I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, com 18 vagas por ano, destinadas a profissionais de saúde vinculados ao SUS. Linhas de pesquisa: atenção à saúde, educação em saúde, gestão em saúde e atenção à saúde nos ciclos de vida. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ofertados, em 2017, os seguintes cursos de especialização, em parceria com o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, com 40 vagas cada:
  • Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde
  • Gestão da Vigilância Sanitária
  • Regulação em Saúde
  • Vigilância em Saúde
Desenvolvido no âmbito dos projetos de apoio ao SUS - Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - Proadi-SUS, tendo como parceiros o Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde - Conass, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa e instituições de ensino superior. Público: servidores indicados pelos gestores da Secretaria de Saúde e selecionados pelo Instituto Sírio Libanês.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Mantidas, em 2017, as vagas para residência em rede - profissionais de saúde, e criada a residência multiprofissional em Gestão em Políticas Públicas, com oferta nas seguintes áreas:
  • Multiprofissional - atenção cardíaca, atenção oncológica, saúde coletiva, saúde da criança, saúde do adulto e idoso, saúde mental-adulto, saúde mental-infanto-juvenil, terapia intensiva, urgência e trauma, gestão em políticas públicas e saúde da família
  • Uniprofissional - cirurgia bucomaxilofacial, enfermagem obstétrica, enfermagem em centro cirúrgico e enfermagem em nefrologia
Em andamento SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Autorizados, pela Secretaria de Educação, dois novos cursos de nível técnico: Hemoterapia e Vigilância Sanitária, com início no 1º semestre/2019. Serão 40 vagas anuais para cada.

A primeira turma de Hemoterapia será exclusiva para servidores do Hemocentro e a de Vigilância Sanitária somente para servidores da Secretaria de Saúde. Nos anos subsequentes, os cursos serão abertos à comunidade.
Em andamento SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
 

 
 
 
SOBRE BRASÍLIA TRANSPARÊNCIA TURISMO
SOBRE O GOVERNO OUVIDORIA CARTA DE SERVIÇOS
CIDADÃO ACESSO À INFORMAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES
NEGÓCIOS COMUNICAR ERROS FALE COM O GOVERNO
SERVIDOR ACESSIBILIDADE  
GOVERNO DE BRASÍLIA

Todos os direitos Reservados ©
Palácio do Buriti, Praça do Buriti Brasília - DF
CEP 70075-900.
     
 
POTAL DE BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
VERSÃO 1.0