Transparência    Ouvidoria    Acesso à Informação    Diário Oficial    Portal do Governo de Brasília  
   
BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
INICIAL    DESTAQUES    TEMÁTICAS    PRIORIDADES    INICIATIVAS    POR ÓRGÃO   MAPA ESTRATÉGICO
SAÚDE
Programa: Ampliação e qualificação da atenção básica à saúde
 
Prioridade: Aumento do número de agentes comunitários e de equipes do Programa Saúde da Família nas zonas urbana e rural.
OBSERVAÇÃO

Devido à impossibilidade de contratação de ACS temporário, por causa de decisão judicial que impediu processo seletivo, a ampliação do número de agentes cadastrados deveu-se à reorganização das equipes. Para o ano de 2018 está previsto estudo de impacto orçamentário para realização de novo concurso.

O cadastramento de novas equipes no sistema SCNES está aguardando os ajustes no sistema de informação do Ministério da Saúde para adequação às novas normas da Política Nacional de Atenção Básica, na qual a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal encontra-se em plena conformidade. Já foi solicitado ao Ministério da Saúde a ampliação do limite de equipes de atenção básica cadastráveis, para registro no SCNES.

INICIATIVA STATUS ARQUIVOS
CONTATO
Implementadas, entre fevereiro/2017 e fevereiro/2018, 272 novas equipes da Estratégia de Saúde da Família - ESF, totalizando 530 equipes, que correspondem a uma cobertura populacional de 67,8%. Em janeiro/2017, o DF contava com 277 equipes e cobertura de cerca de 34%. A população total assistida pela Estratégia Saúde da Família no DF passou, assim, de 1.038.750 para 2.058.750 habitantes. Com a implementação da ESF, algumas regiões administrativas passaram a ter cobertura populacional igual ou superior a 100%, como:
  • Riacho Fundo II (128,1%)
  • Estrutural (110,4%)
  • Fercal (147,6%)
Outras regiões avançam nessa cobertura:
  • Recanto das Emas (86,9%)
  • Samambaia (90,4%)
  • Gama (91,3%)
  • Sobradinho I (87,8%)
Ceilândia teve o incremento mais expressivo: 47 novas equipes, cobertura de 176.250 habitantes, abrangendo 100% do Pôr do Sol e do Sol Nascente.

  • Cadastradas, entre janeiro/2017 e janeiro/2018, 79 novas equipes no Sistema de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde, passando de 243 para 322 equipes
Em andamento SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Ampliado o cadastro de Agentes Comunitários de Saúde - ACS, de 868 agentes em janeiro/2017 para 958 em janeiro/2018. Ampliação ocorreu mesmo sem a contratação de novos ACS, e foi possível por meio da reorganização das equipes. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
Implementadas 137 novas equipes de saúde bucal na atenção primária do DF, por meio da reorganização das equipes já existentes, além das 110 equipes cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, totalizando cobertura em saúde bucal de 62,2% em janeiro/2018. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE

KATHERINE DOS SANTOS BORGES

ouvidoria@saude.df.gov.br
 

 
 
 
SOBRE BRASÍLIA TRANSPARÊNCIA TURISMO
SOBRE O GOVERNO OUVIDORIA CARTA DE SERVIÇOS
CIDADÃO ACESSO À INFORMAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES
NEGÓCIOS COMUNICAR ERROS FALE COM O GOVERNO
SERVIDOR ACESSIBILIDADE  
GOVERNO DE BRASÍLIA

Todos os direitos Reservados ©
Palácio do Buriti, Praça do Buriti Brasília - DF
CEP 70075-900.
     
 
POTAL DE BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
VERSÃO 1.0