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BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
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Programa: Políticas para Segmentos Sociais
 
Prioridade: Manutenção e apoio às escolas especiais de Brasília, e ampliação de escolas inclusivas.
INICIATIVA STATUS ARQUIVOS
CONTATO
Ampliado o atendimento de estudantes com deficiência em classes comuns/inclusivas:
  • 2015: 8.651 matrículas;
  • 2016: 8.979 matrículas;
  • 2017: 9.394 matrículas.
  • 2018: 9.892 matrículas.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

ouvidoria@se.df.gov.br;
Repassados recursos financeiros destinados a ações de acessibilidade, às unidades escolares públicas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.
  • 2016: 11 unidades contempladas, com o valor total de R$ 95.800,00
  • 2017: 57 unidades contempladas, com o valor total de R$ 617.500,00
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

ouvidoria@se.df.gov.br;
Repassados recursos diferenciados anualmente (acréscimo de R$ 107,00 por aluno da educação especial), por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira - PDAF, para apoio técnico-pedagógico e manutenção dos 14 centros de ensino especial.
O montante disponibilizado em 2017 foi de R$ 2,91 milhões, acrescidos de recursos oriundos de emendas parlamentares distritais.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF

EVELYNE MARIA MOURA DA CUNHA

ouvidoria@se.df.gov.br;
Implementado, em 2015, o programa Metrô Solidário no Eixo Educação. Foram realizadas, em parceria com a Secretaria de Educação, passeios monitorados com alunos das escolas especiais e inclusivas, em uma abordagem lúdica sobre como o metrô favorece acesso amplo e democrático à cidade para pedestres, ciclistas e pessoas de mobilidade reduzida, na perspectiva da equidade social.

Entre 2015 e 2018 já foram atendidos 867 alunos no projeto, incluindo as escolas inclusivas, com a participação de crianças com deficiência.

O Metrô Solidário - Eixo Educação divide-se em dois projetos:
  • Metrô Acessível: voltado aos alunos de escolas públicas de ensino especial interessados em conhecer a mobilidade sobre trilhos, envolvendo temas sobre inclusão social e acessibilidade.
  • Educação nos trilhos: voltado para alunos de escolas públicas interessados em conhecer a mobilidade sobre trilhos e a história do metrô, os participantes do projeto têm contato com diversos setores da empresa e artefatos que fazem parte de sua memória, bem como, vivenciam as normas de segurança e de sinalização, entre outros aspectos educativos.
Concluído COMPANHIA DO METROPOLITANO DO DF

FLÁVIA XAVIER ARAÚJO

ouvidoria@metro.df.gov.br
 

 
 
 
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