Transparência    Ouvidoria    Acesso à Informação    Diário Oficial    Portal do Governo de Brasília  
   
BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
INICIAL    DESTAQUES    TEMÁTICAS    PRIORIDADES    INICIATIVAS    POR ÓRGÃO   MAPA ESTRATÉGICO
Programa: Valorização, qualificação e adequação do quadro de servidores
 
Prioridade: Definição de uma política de gestão de pessoas que se fundamente na valorização do servidor e na prestação de serviços ao cidadão.
INICIATIVA STATUS ARQUIVOS
CONTATO
Realizado o Prêmio Inova Brasília, em outubro/2017, com o objetivo de estimular práticas inovadoras no poder público, premiando quatro categorias: o atendimento ao cidadão; uso eficiente dos recursos públicos; práticas transformadoras (Inovadoras) e a valorização do servidor. Além do reconhecimento de cada atividade e troféus, as melhores iniciativas receberam premiação de R$ 5 mil - recursos do Fundo Pró-Gestão. As iniciativas vencedoras foram:
  • Atendimento ao Cidadão: receita médica simplificada - Secretaria de Saúde.
  • Uso eficiente dos recursos públicos: Sistema de Gestão Integrada dos Serviços de Limpeza Urbana (SGI) - SLU.
  • Práticas transformadoras: Prevenção de infecção do HRAN, aplicativo da Secretaria de Saúde.
  • Valorização do servidor: Clínica do trabalho na medida socioeducativa -Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
Mais informações: (link aqui).
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Instituída a Política de Valorização de Servidores, por meio do Decreto nº 37.648/2016 (link aqui), que serve de amparo legal e estímulo para ações de valorização propostas e coordenadas pelas unidades de gestão de pessoas de todo o governo. De acordo com o Decreto, a valorização do servidor deve ser promovida por ações como prêmios por inovação e boas práticas e oportunidades para que os servidores manifestem habilidades esportivas, artísticas ou culturais. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Ampliado o benefício da licença paternidade para os servidores do Distrito Federal de 07 para 30 dias, por meio do Decreto nº 37.669/2016 (link aqui). Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Implementado o Sistema de Agendamento de Perícia Médica - Siapmed (link aqui), da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - Subsaúde/Seplag, em setembro/2016. A marcação online de perícias médicas proporciona ao servidor o agendamento na Subsaúde, com hora marcada e reduzindo a fila de espera por atendimento. O modelo de perícias utilizado em 2018, permite a realização dos registros médicos em prontuários eletrônicos.
Em desenvolvimento, pela SUTIC/SUBSAUDE/SEPLAG, seis módulos do sistema SIAPMED que irão agilizar o atendimento e acesso às informações de saúde do servidor.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Incrementado o Programa de Saúde Mental, por meio da Gerência de Saúde Mental da Subsaúde/Seplag, com foco na disseminação de informações sobre transtornos mentais e comportamentais de maior prevalência na área de saúde mental e trabalho. A produção, elaboração e divulgação de informações relativas aos dados epidemiológicos, estatísticos e gerenciais das atividades desenvolvidas são disseminadas pela Diretoria de Epidemiologia em Saúde do Servidor - DIEPI, conforme Instrução Normativa Nº 001, de 10 de março de 2017 (link aqui). Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Mantido o Programa de Atenção ao Servidor Dependente Químico, com suporte psicológico bem como acompanhamento psiquiátrico pela Subsaúde. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Instituído o Teletrabalho por meio do Decreto nº 39.368/2018 (link aqui). Dentre os objetivos do Teletrabalho estão o aumento da produtividade e da qualidade das atividades realizadas pelos servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Distrital, além da economia de tempo e redução do custo de deslocamento até o local de trabalho e o estímulo ao desenvolvimento do trabalho criativo e de inovações.

A realização dessa atividade implica na compatibilidade com a jornada de trabalho e no alcance de metas de desempenho superiores às metas previstas para as mesmas atividades em execução nas dependências físicas do órgão.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Instituída a Política de Capacitação e de Desenvolvimento para os servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, por meio do Decreto nº 39.468, de 21/11/2018 (link aqui). Dentre as finalidades estão o estabelecimento de princípios e diretrizes que contribuam para a implantação dos projetos estratégicos do governo visando a capacitação e o incentivo ao desenvolvimento permanente dos servidores, observando o interesse público e permitindo a melhoria da eficiência, eficácia, efetividade e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Concurso para Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental aprovado pela Governança. Atualmente encontra-se em fase de escolha da banca examinadora, responsável pela realização do concurso, que tem como objetivo suprir, especialmente, as Administrações Regionais com servidores do quadro do GDF. Prevista a publicação do Edital no 1º semestre/2019. Em andamento SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho nos órgãos e entidades do Distrito Federal em fase de implantação. O projeto visa tornar o ambiente de trabalho mais agradável aos servidores, primando pela compatibilidade entre o seu bem-estar, a efetividade institucional e o cumprimento dos objetivos estratégicos de Governo, com a definição de Políticas e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, tendo a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Seplag, como projeto piloto de implantação. Constituído Grupo de Trabalho para discussão e definição das diretrizes gerais para formulação de Políticas e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito do Governo do Distrito Federal, por meio do Decreto nº 39.282/2018 (link aqui) Em andamento SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Publicado, em novembro/2018, o Edital de Credenciamento de Pessoas Jurídicas para atuar como Administradora de benefícios ofertados por, no mínimo, 02 operadoras de Planos de Saúde particular e 01 operadora que assegure assistência odontológica para os servidores do Governo do Distrito Federal. Credenciamento suspenso por 60 dias a contar de 04/12/2018.

Mais informações: (link aqui)
Em andamento SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Implantado o projeto CGDF Vida e Bem Estar, em julho/2015, com o objetivo de realizar ações voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos servidores/prestadores de serviço visando maior interação entre as diversas unidades da Controladoria Geral do Distrito Federal e a disseminação de uma nova cultura de boas práticas dentro do ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Com base em quatro pilares: integração, saúde e alimentação saudável, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, são desenvolvidas ações como campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e agasalhos e brinquedos, entre outras.

Em 2017, o projeto foi premiado com o 2º lugar na categoria Valorização do Servidor do 1º Prêmio de Inovação na Gestão Pública do Distrito Federal - INOVABRASÍLIA.
Concluído CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Criado o Comitê de Valorização do Servidor no âmbito da Segeth, por meio da Portaria nº 118, de 11/09/2017 (link aqui), e criado o diploma de honra ao mérito, por meio da Portaria nº 148, de 20/11/2017 (link aqui), destinado a agraciar os servidores da Segeth que se destacaram no desempenho de suas funções, executado melhorias na qualidade dos serviços públicos prestados à população, promovido o desenvolvimento social e econômico no DF, contribuição com sugestões, planos e projetos que visem proporcionar aumento de produtividade, melhor racionalização ou maior economia dos gastos públicos. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE GESTAO DO TERRITORIO E HABITACAO

MAURO RIBEIRO BARBOSA JÚNIOR

ouvidoria@segeth.df.gov.br
Inaugurado, em dezembro/2018, o Centro de Treinamento Metroferroviário Tereza Eeico, no Complexo Administrativo e Operacional do Metrô, em Águas Claras. A implantação do Centro tem como objetivo o desenvolvimento de programas de capacitação para formar e atualizar os empregados do Metrô-DF em competências técnicas, administrativas, operacionais e gerenciais, ofertando cursos, palestras e eventos motivacionais com foco no desenvolvimento profissional, pessoal e na qualidade de vida. Concluído Inaugurado, em dezembro/2018, o Centro de Treinamento Metroferroviário Tereza Eeico, no Complexo Administrativo e Operacional do Metrô, em Águas Claras.
 A implantação do Centro tem como objetivo o desenvolvimento de programas de capacitação para formar e atualizar os empregados do Metrô-DF em competências técnicas, administrativas, operacionais e gerenciais, ofertando cursos, palestras e eventos motivacionais com foco no desenvolvimento profissional, pessoal e na qualidade de vida. Inaugurado, em dezembro/2018, o Centro de Treinamento Metroferroviário Tereza Eeico, no Complexo Administrativo e Operacional do Metrô, em Águas Claras.
 A implantação do Centro tem como objetivo o desenvolvimento de programas de capacitação para formar e atualizar os empregados do Metrô-DF em competências técnicas, administrativas, operacionais e gerenciais, ofertando cursos, palestras e eventos motivacionais com foco no desenvolvimento profissional, pessoal e na qualidade de vida. COMPANHIA DO METROPOLITANO DO DF

FLÁVIA XAVIER ARAÚJO

ouvidoria@metro.df.gov.br
 

 
 
 
SOBRE BRASÍLIA TRANSPARÊNCIA TURISMO
SOBRE O GOVERNO OUVIDORIA CARTA DE SERVIÇOS
CIDADÃO ACESSO À INFORMAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES
NEGÓCIOS COMUNICAR ERROS FALE COM O GOVERNO
SERVIDOR ACESSIBILIDADE  
GOVERNO DE BRASÍLIA

Todos os direitos Reservados ©
Palácio do Buriti, Praça do Buriti Brasília - DF
CEP 70075-900.
     
 
POTAL DE BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
VERSÃO 1.0