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BALANÇO DAS PRIORIDADES DO GOVERNO DE BRASÍLIA
 
 
 
 
 
 
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Programa: Finanças públicas - respeito e compromisso com o futuro
 
Prioridade: Respeito, eficiência e transparência com o cidadão contribuinte.
INICIATIVA STATUS ARQUIVOS
CONTATO
Lançado o aplicativo Siga Brasília (link aqui) em junho/2015, contendo informações sobre as receitas e despesas públicas, remuneração de servidores, escala dos profissionais de saúde, beneficiários dos programas sociais, pesquisa DODF, TV Transparência e um link para comentários. O aplicativo permite, de forma efetiva, a participação social no acompanhamento e controle da aplicação dos recursos públicos.

Desde o lançamento em 2015 até dezembro/2017, o aplicativo teve cerca de 124 mil usuários e 2,4 milhões de acessos. Em 2018, até outubro, foram registradas 2.049.611 visualizações e 45 mil usuários.
Concluído Lançado o aplicativo Siga Brasília (<a href="http://sigabrasilia.df.gov.br/">link aqui</a>) em junho/2015, contendo informações sobre as receitas e despesas públicas, remuneração de servidores, escala dos profissionais de saúde, beneficiários dos programas sociais, pesquisa DODF, TV Transparência e um link para comentários.<br<br> O aplicativo permite, de forma efetiva, a participação social no acompanhamento e controle da aplicação dos recursos públicos.<br><br> Desde o lançamento em 2015 até dezembro/2017, o aplicativo teve cerca de 124 mil usuários e 2,4 milhões de acessos. Em 2018, até outubro, foram registradas 2.049.611 visualizações e 45 mil usuários. CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Realizada Maratona da Transparência, em dezembro/2015, para discutir propostas de melhorias para a reformulação do Portal da Transparência do DF. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de 200 participantes. Concluído Realizada Maratona da Transparência, em dezembro/2015, para discutir propostas de melhorias para a reformulação do Portal da Transparência do DF. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de 200 participantes. CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Implantada a TV Transparência, em abril/2015, por meio de um canal no Youtube (link aqui), para que a sociedade tenha acesso às reuniões do Conselho de Transparência e Controle Social, que são transmitidas em tempo real desde 08/04/2015.

No mesmo canal, é possível conhecer, também, os trabalhos realizados pela Controladoria-Geral do DF.
Concluído CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Implantados Painéis Digitais de Transparência, em dezembro/2016, com a disponibilização de informações sobre gastos e contratações do governo em pontos de grande circulação da população. Conteúdos divulgados nos tokens instalados na Rodoviária do Plano Piloto e nos elevadores do edifício anexo ao Palácio do Buriti.

Os temas abordados são: agricultura, cidadania, transporte, assistência social, turismo, gestão ambiental, ciência e tecnologia, educação, saúde, entre outros. De dezembro/2016 até janeiro/2018, foram realizadas 36 edições do Painel de Transparência, com cinco conteúdos por edição, totalizando 180 conteúdos elaborados pela Controladoria-Geral do DF.
Concluído Implantados Painéis Digitais de Transparência, em dezembro/2016, com a disponibilização de informações sobre gastos e contratações do governo em pontos de grande circulação da população. Conteúdos divulgados nos tokens instalados na Rodoviária do Plano Piloto e nos elevadores do edifício anexo ao Palácio do Buriti.<br><br> Os temas abordados são: agricultura, cidadania, transporte, assistência social, turismo, gestão ambiental, ciência e tecnologia, educação, saúde, entre outros. De dezembro/2016 até janeiro/2018, foram realizadas 36 edições do Painel de Transparência, com cinco conteúdos por edição, totalizando 180 conteúdos elaborados pela Controladoria-Geral do DF. Implantados Painéis Digitais de Transparência, em dezembro/2016, com a disponibilização de informações sobre gastos e contratações do governo em pontos de grande circulação da população. Conteúdos divulgados nos tokens instalados na Rodoviária do Plano Piloto e nos elevadores do edifício anexo ao Palácio do Buriti.<br><br> Os temas abordados são: agricultura, cidadania, transporte, assistência social, turismo, gestão ambiental, ciência e tecnologia, educação, saúde, entre outros. De dezembro/2016 até janeiro/2018, foram realizadas 36 edições do Painel de Transparência, com cinco conteúdos por edição, totalizando 180 conteúdos elaborados pela Controladoria-Geral do DF. Implantados Painéis Digitais de Transparência, em dezembro/2016, com a disponibilização de informações sobre gastos e contratações do governo em pontos de grande circulação da população. Conteúdos divulgados nos tokens instalados na Rodoviária do Plano Piloto e nos elevadores do edifício anexo ao Palácio do Buriti.<br><br> Os temas abordados são: agricultura, cidadania, transporte, assistência social, turismo, gestão ambiental, ciência e tecnologia, educação, saúde, entre outros. De dezembro/2016 até janeiro/2018, foram realizadas 36 edições do Painel de Transparência, com cinco conteúdos por edição, totalizando 180 conteúdos elaborados pela Controladoria-Geral do DF. CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Reformulado o Portal da Transparência (link aqui) com nova versão lançada em dezembro/2016, oferecendo funcionalidades como: gráficos detalhados de gastos e arrecadação do GDF, georreferenciamento de todas as administrações regionais, detalhamento dos valores pagos, empenhados e liquidados e extrato anual do contracheque dos servidores.

Com a reformulação, houve um aumento de 63% no número de acesso ao portal, com 2,2 milhões de visualizações de página e 266 mil usuários em 2017. Em 2018, até outubro, foram registrados 2.318.527 acessos e 312 mil usuários.
Concluído CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Estabelecido o Laboratório de Avaliação Pública - LAG Codeplan (link aqui), em julho/2015, com a criação de um espaço público de debates e uma rede de pesquisadores voltada para a análise de questões fiscais, tributárias, de políticas e serviços públicos e seus impactos na qualidade de vida da população. É composto por pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, comprometidos com a avaliação científica e criteriosa do conjunto de elementos que compõem o gasto público. Concluído



Instituídas as Cartas de Serviços ao Cidadão, por meio do Decreto nº 36.419/2015 (link aqui).

As Cartas oferecem informações sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Distrito Federal - GDF e os meios de acessá-los.

Entre os anos de 2015 e 2016 foram disponibilizadas 145 cartas de serviços (link aqui), elaboradas por 85 instituições do Governo do Distrito Federal.

Em 2018, houve a implementação da Carta de Serviços Digital (on line), publicada nos sítios institucionais.
Concluído CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Instituída a Política de Dados Abertos do Distrito Federal, em julho/2017, por meio do Decreto nº 38.354 (link aqui), para promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades sob a forma de dados abertos, além de aprimorar a cultura de transparência ativa e proativa da Administração Pública. Concluído CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Lançado o Portal de Dados Abertos (link aqui), em dezembro/2017, com o objetivo de simplificar, organizar e padronizar o acesso aos dados públicos. A plataforma digital disponibiliza informações das diversas áreas, como as de saúde, mobilidade, previdência, segurança pública, educação e gastos governamentais. Concluído CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Lançado o Índice de Transparência Ativa - ITA (link aqui), em dezembro/2016, com o objetivo de mensurar o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do DF. A transparência ativa possibilita maior controle social e promove o aprimoramento da divulgação de informações públicas dos órgãos e entidades do Governo nos sítios institucionais.

A apuração do Índice de Transparência Ativa desenvolve uma competição saudável entre os órgãos e entidades avaliados e serve de base para o ranqueamento das instituições conforme o grau de publicação de informações de transparência ativa. Em 2016, 5 órgãos alcançaram 100% de transparência ativa e, em 2017, esse número subiu para 27, e em 2018, 40 órgãos e entidades públicas alcançaram 100% de transparência ativa.
Concluído Lançado o Índice de Transparência Ativa - ITA <a href="http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/cb288737c6634948aef97d7af51f58f1/Instru_o_Normativa_2_08_12_2015.html">(link aqui)</a>, em dezembro/2016, com o objetivo de mensurar o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do DF. A transparência ativa possibilita maior controle social e promove o  aprimoramento da divulgação de informações públicas dos órgãos e entidades do Governo nos sítios institucionais.<br><br> A apuração do Índice de Transparência Ativa desenvolve uma competição saudável entre os órgãos e entidades avaliados e serve de base para o ranqueamento das instituições conforme o grau de publicação de informações de transparência ativa. Em 2016, 5 órgãos alcançaram 100% de transparência ativa e, em 2017, esse número subiu para 27, e em 2018, 40 órgãos e entidades públicas alcançaram 100% de transparência ativa. CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

José Reis de Oliveira

ouvidoriageral@cg.df.gov.br
Realizado o Voz Ativa, canal de diálogo com a sociedade, visando recolher sugestões da população para elaborar políticas públicas e ajudar no planejamento do governo em diversas áreas. Entre 2015 e 2016, foram realizadas edições do Voz Ativa cujos temas foram: planejamento, com 1.870 participantes e 792 sugestões elencadas e segurança pública, com a participação de 1.920 pessoas e 370 sugestões, com o objetivo de coletar a contribuição popular para alimentar a pauta de discussão das reuniões estratégicas do programa Viva Brasília - e LDO, que contou com mais de 800 sugestões. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
Desenvolvido e publicado um Geoportal (link aqui) que permite ao cidadão consultar e visualizar a área edificada que está sendo cobrada no IPTU. Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE GESTAO DO TERRITORIO E HABITACAO

MAURO RIBEIRO BARBOSA JÚNIOR

ouvidoria@segeth.df.gov.br
Lançado em abril/2018, o Sistema de Controle de Emendas Parlamentares - Sisconep (link aqui). O sistema permite que os cidadãos acompanhem a execução orçamentária de emendas parlamentares distritais e suas respectivas execuções.

O Sisconep foi desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - Sutic, em parceria com a Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do DF Governança-DF.
Concluído SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORCAMENTO E GESTAO

ANDREA FONSECA MOREIRA PUPE

ouvidoria@seplag.df.gov.br;
 

 
 
 
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